Inicialmente a minha mais nova aparição aqui no blog seria justificada pela intenção de apresentar o Joost (em detalhes) para vocês. Fiquei horas na frente desse bendito PC juntando todas as informações que encontrei on and off line nas últimas semanas, e aos poucos montei um quebra-cabeça que chamei de “texto de introdução ao Joost”. Ele até que estava indo bem... cheio de informações, estatísticas e projeções (devidamente checadas), até que decidi fazer uma pausa, preparar alguma coisa para comer, e folhear uma revista (sou viciada em revistas) antes de finalizá-lo. E foi folheando a revista Veja de 07 de Março deste ano, que levei um susto ao encontrar uma entrevista com ninguém menos que NIKLAS ZENNSTRÖM: o todo poderoso co-fundador e CEO* da Skype *. Só isso já seria o suficiente para eu ler a matéria de três páginas, intitulada “Senhor Skype”, do começo ao fim, mas ainda dei a sorte de saber que Niklas é um dos idealizadores do Joost (o outro é o dinamarquês Janus Friis).
Logo me ocorreu que nesse momento introdutório tão esperado, nada poderia ser melhor do que ler as palavras do criador a respeito da criatura, então acabei mudando o meu plano de vôo, ou melhor de post, dando a minha vez (na fila de explicação sobre o Joost) pro Niklas, afinal de contas: o cara merece!
“O chefão do mais bem-sucedido serviço de telefonia pela internet diz que o novo alvo do tsunami digital é a televisão.”
VEJA
ZENNSTRÖM - O Joost tem potencial para mudar a maneira como assistimos televisão. Ele une o melhor da televisão com o melhor da internet. Em outras palavras, a televisão sabe como produzir conteúdo, e a internet é a melhor maneira de distribuí-lo. A televisão continua produzindo novos e sensacionais programas, mas não renova em nada sua forma de distribuição. O Joost permite aos telespectadores assistir a seus programas prediletos na hora em que desejarem. O fato de estarem conectados com outras pessoas que assistem ao mesmo programa ao mesmo tempo também tem seu potencial de atração. A proposta é diferente da do YOU TUBE, com seus clipes profissionais e amadores.
O Joost oferece programas completos, de longa duração, produzidos pelas emissoras de televisão com as quais temos acordos.
Nicole Louise
* SKYPE – Empresa criada em 2003 que permite fazer ligações e videoconferências gratuitamente entre computadores de qualquer parte do mundo – desde que se tenha conexão de banda larga para acesso à internet. Em 2005, a empresa foi comprada, por 2,6 bilhões de dólares, pelo eBay, o líder americano de leilões on-line. Atualmente a Skype responde por quase 5% das ligações no mundo e cresce mais do que qualquer outra no ramo de telecomunicações.
* CEO – CHIEF EXECUTIVE OFFICERF - facilmente identificado, é o cara que manda em todo mundo – menos no chairmam (ou presidente do conselho) a menos que ele seja poderosíssimo e acumule as duas funções.Pode ser chamado de principal executivo, presidente, superintendente, diretor-geral... As pessoas costumam fazer confusão quando a empresa tem os dois, CEO e presidente. Nesse caso a função do segundo é mais representativa.
Fontes:
Revista Veja, 07 março de 2007, p.09, 12 e 13.
http://www.guiarh.com.br/ceo.html
http://www.tnow.com.br/negocios/joost-sera-o-mais-novo-rival-das-emissoras-de-televisao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário